Se você é iniciante, procure uma linguagem de programação que te ajude a aprender lógica de programação! Só depois de aprender o básico que você deve aprender uma outra linguagem mais profissional. Muitas pessoas já começam aprendendo lógica de programação com linguagens profissionais, por exemplo java, C, python, C#, etc. É totalmente válido e muitos conseguem de fato aprender, mas algumas pessoas podem ter dificuldade de assimilar os conceitos básicos com essas linguagens. Então, para quem nunca programou antes, indico fortemente que comece com uma linguagem que o ajude aprender a programar.

linguagem de programação para iniciantes

Para mim foi difícil entender isso quando ensinava pessoas a programar, queria logo que elas aprendessem java, ou C#, etc. Mas a dificuldade dos iniciantes era conseguir aprender lógica de programação tendo que “decorar” as restrições exigidas pela linguagem. Por isso, nos artigos voltados para iniciante aqui no { Dicas de Programação }, vamos escrever algoritmos em português (pseudo-códigos) e utilizar uma linguagem simples para transmitir os conceitos, pois o objetivo é ensinar o básico.

VISUALG, IMPLEMENTANDO ALGORITMOS EM PORTUGUÊS!

Na minha opinião esta é a melhor ferramenta para iniciantes em programação implementarem seus algoritmos. O Visualg foi criado por um brasileiro (Claudio Morgado de Souza), é fácil de ser usado e compila pseudo-códigos escritos em português, também conhecidos como “Portugol”.

O Visualg foi desenvolvido para Windows. Para instalar faça o download do instalador (versão 2.5) na página: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/download-visualg/

A instalação é muito simples, basta executar o instalador e acionar os botões “Avançar”, a famosa instalação “Next, next, next …”. Quando abrimos o software, vimos uma tela com o esqueleto de uma algoritmo já criado, como a imagem abaixo:

Visualg página inicial

 

Fonte: http://www.dicasdeprogramacao.com.br/